terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Cubiertos. Já ouviram falar?

Ficamos sem postar uns dias, pois meus joelhos pediram descanso depois de tantas caminhadas nas ruas e na esteira. Mas hoje colocaremos em dia os posts. Aproveito para falar de um assunto que vai ajudar quem vier à Argentina.
Cubiertos. Não me lembro bem, mas da primeira vez que viemos aqui isso não me chamou muita atenção. Mas agora, em todo restaurante que vamos, pequenos ou grandes, lá estão eles: os cubiertos.
O cubierto é uma taxa que muitos restaurantes passaram a cobrar por aqui. Eles oferecem uma espécie de couvert (torradas, pães, pastas, manteiga, bruschetas, cada restaurante oferece uma coisa) e cobram de 5 a 12 pesos por pessoa. E nem adianta falar que não quer, você vai ter que pagar, já vem na conta. Algumas vezes eles cobram só dois ou três numa mesa com quatro pessoas.
Depois de perguntar a um garçom, fui pesquisar um pouco para pagar menos chateada por algo que às vezes nem tocamos aqui na Argentina,  e li que o couvert/couverture/cubierto é uma forma de cobertura dos restaurantes por eventuais prejuízos. Não significa, de maneira alguma, o pagamento pelos pães, pastas, manteiga e etc.
Li em alguns blogs por aí que é uma forma de cobrir as gorjetas não deixadas pelos brasileiros, mas não tem nada a ver com a gorjeta. Esta, você sabe, deixa se tiver vontade, de preferência fora da conta. Mas é sempre educado deixar. Quem trabalha em bares e restaurantes conta com isso. Mesmo que você não possa deixar os 10%, deixe algo.







Nenhum comentário:

Postar um comentário